História

Capim é de um município brasileiro no estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de Mamanguape-Rio Tinto. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2016 sua população era estimada em 6 441 habitantes. Área territorial de 78 km².

As origens do município remontam ao aldeamento de índios potiguares. Com a invasão dos holandeses, o aldeamento foi abandonado. Posteriormente, os jesuítas retomaram o aldeamento. O povoamento das terras onde se localiza o município ocorreu a partir do século XIX. O distrito de Capim foi criado em 1959, subordinado ao município de Mamanguape. Em 1994, foi elevado à categoria de vila. A emancipação ocorreu em 27 de dezembro de 1996, e o município foi instalado em 1 de janeiro de 1997. Na divisão territorial de 2007, é constituído de dois distritos: Capim e Olho D´Água do Serrão.

Geografia

O município localiza-se na unidade geoambiental dos Tabuleiros Costeiros. O clima é tropical chuvoso com verão seco, com chuvas de fevereiro a outubro, com pluviometria média de 1634 mm. A vegetação dominante é a floresta subperenifólia com partes subcadicifólia e transição cerrado/floresta. Capim está localizado nos domínios da bacia hidrográfica do rio Mamanguape. Os principais cursos d’água são o Rio Mamanguape e Miriri e os riachos Vargem Comprida, Cafundó, Maira, Ribeiro, Pindoba, Varjota e Cana Brava, todos de regime perene. Conta ainda com as lagoas da Telha, Carapucema, e o açude Almecega.

Aniversário
05 de Maio

Gentílico
Capiense

Lema
Labore “Trabalho”

AniMunicípios Limítrofesversário
Sapé, Cuité de Mamanguape, Itapororoca e Mamanguape

HINO

I
Terra adorada firme e forte é teu povo
Unindo forças Fez o seu nome erguer
Com muito orgulho
És minha cidade bela
E na capela
Ora sempre a Deus por ti

Seus matagais
Belos rios e cascatas
Sua cultura
Ninguém esquece jamais
Tão pequenino
Povoado tu nasceste
Hoje é cidade
Firme, forte e capaz

Refrão
O nosso povo se orgulha, canta e diz
Num canto forte, altaneiro e sem fim
Ó nosso Deus abençoai a nossa terra
Somos felizes, nossa cidade é Capim

II
Aqui formamos uma família reunida
Sem preconceito de cor, nós somos irmãos
Temos a benção do eterno Salvador
Do padroeiro nosso São Sebastião

De outra terra
Fostes sempre dependentes
E hoje gozas de liberdade total
Sou brasileiro, sou paraibano e canto
Porque Capim és minha terra natal.