Pacientes da cidade de Capim participam da Rede Cuidar.

Na manhã desta sexta-feira (19), crianças e adolescentes do município de Capim foram atendidos pela Rede Cuidar, o evento foi realizado na Escola Técnica de Mamanguape.
A proposta é executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), e as Secretarias Municipais da Saúde por meio da Rede Cuidar, conta com o envolvimento de 60 profissionais, diariamente, e tem o objetivo de promover a busca ativa de crianças com cardiopatias e qualificar a assistência hospitalar à gestante.

Na sua edição 2019 o evento reuniu inúmeros pacientes de toda região do Vale do Mamanguape, os atendimentos oferecidos nesta edição foram: cardiologia pediátrica, atendimentos clínicos; ecocardiograma transtorácico, além de avaliações com equipe multiprofissional para ajudar no apoio ao diagnóstico e na adequação do plano de cuidado de cada paciente avaliado.

Segundo a Secretária de Saúde de Capim, Fabiana Gonçalves, foram beneficiadas 42 pessoas com a ação, entre elas crianças e adolescentes. “São crianças e adolescentes que são portadoras de algum tipo de cardiopatia. E todos esses pacientes são de conscientização das unidades, porém, não estavam sendo acompanhados do cardiologista pediatra. A partir daqui os que tiverem laudos positivos para algum tipo de cardiopatia, vão continuar sendo acompanhados pela caravana”, declarou Fabiana.

Para Cacilda Oliveira mãe de Samuel de Almeida de três anos, a Rede Cuidar é uma grande oportunidade principalmente para mães assim como ela, que não tem condições financeiras para realizar os exames oferecidos gratuitos pela ação. “Está sendo maravilhoso, pois, ele teve problemas na minha barriga, até então não tive condições de fazer os exames dele, e hoje temos essa a oportunidade. Creio que seja uma oportunidade não apenas para mim, mas para outras mães. Se o município não abrisse as portas, nós que moramos no interior não teríamos condições de pagar um exame desse. Graças a Deus, quando a gente ver uma oportunidade dessa, temos que agarrar”, disse Cacilda.

Na ocasião, o prefeito Tiago Lisboa ressaltou que a Caravana da Rede Cuidar oferece uma nova chance de vida às mães e crianças, e que essa parceria é fruto do trabalho ativo da secretaria de saúde no município. “Hoje mais um dia de cuidar da saúde de nossas crianças e adolescentes, a Rede Cuidar é de extrema importância para levar atendimento a quem mais precisa. Uma iniciativa que nasceu do clamor dos municípios e que foi ouvido pelo Governo do Estado da Paraíba, essa parceria rende mais saúde, e qualidade de vida para mães dos pacientes. Tudo isso, também é fruto de uma secretaria de saúde atuante em nossa cidade, que tem um olhar diferenciado para o nosso povo”, ressaltou Tiago Lisboa.

Segundo cronograma da rede cuidar o próximo município a receber o mutirão será a cidade de Itabaiana (20). Conforme o site do Governo do Estado, ao longo de cinco anos, a Caravana da Rede Cuidar já realizou 5,024 ecocardiogramas; 615 ultrassonografias fetais; 419 auscultas cardíacas digitais, além de exames de urina e de genética.

Publicado em 19 de julho de 2019
Por: Wagner Antony-ASSECOM

COMPARTILHAR