PSF do Jordão realiza evento contra hepatites.

O PSF do Jordão em Capim promoveu na manhã desta terça-feira (30), ação de combate às hepatites. A programação fez parte das articulações da secretaria de saúde, com o objetivo de abordar a temática de maneira intensificada com usuários e profissionais envolvidos no diagnóstico e tratamento dos pacientes. Os usuários da unidade do PSF do Jordão compareceram e participaram de uma palestra ministrada pela enfermeira Karina Carvalho e pela dentista Elisângela Veríssimo. 


A enfermeira Karina Carvalho destacou a importância da vacinação, para prevenção à hepatite B, e a realização dos testes rápidos. Segundo ela, as hepatites mais comuns na região são os tipos A, B e C. “A hepatite A tem relação com a higiene e manipulação de água e alimentos contaminados, associados a outros hábitos, como não lavar as mãos. Já as hepatites B e C podem ser transmitidas sexualmente. Para a B tem vacina, mas a C é tratável e já apresenta 95% de cura”, pontou. Já para dentista Elisângela Veríssimo, o cuidado com objetos cortantes e uso compartilhado tem que ter maior atenção de todos. “Tem que ter um cuidado de usar material esterilizado, até mesmo com a alicate de unhas compartilhado. O uso de injetáveis como, por exemplo, pessoas que fazem o uso de droga, eles compartilham aquela seringa, aquilo ali pode estar contaminado com a hepatite C. Como frisei, essa hepatite ainda não tem cura, você irá viver a vida toda com ela”, conclui Elisângela. 


O evento contou ainda com a presença do prefeito, Tiago Lisboa e do vice-prefeito, Erivelton Ferreira, secretário do meio ambiente, Zé Baia e com a participação da secretária de saúde, Fabiana Gonçalves. Na oportunidade o prefeito Tiago Lisboa, falou dos investimentos realizados no setor da saúde. “Há uma preocupação da gestão em manter tudo em dia, vacinação, médico e muito mais… Quero dizer a vocês que não é fácil. Hoje temos aqui, 40 pessoas por dia, indo para João Pessoa fazer atendimentos de diversas especialidades e exames, 200 por semana e 800 por mês. Então temos uma grande demanda e as vezes não podemos fazer tudo. Mas fizemos investimentos de mais de 4 milhões de reais na unidade de saúde Anailda Rocha. Desde da construção do anexo, compra de equipamentos e aquisição de ambulâncias, van e outros veículos. 

Hoje temos todos os dias pessoas fazendo tratamento de hemodiálise de segunda a segunda. Então estamos tentando fazer o melhor para o nosso município”, declarou Tiago. Erivelton também a aproveitou o momento para frisar a importância de levar a até a população a verdade para que assim, as mentiras sejam combatidas. A manhã de palestra também foi a oportunidade para vacinar os usuários contra as hepatites virais, e servir um café da manhã para todos, foi a forma encontrada pela equipe para agradecer o carinho e a presença da população no evento.

Publicado em 30 de julho de 2019
Por:Wagner Antony-ASSECOM

COMPARTILHAR