Prefeitura realizou dia D de vacinação contra Sarampo e Poliomielite neste sábado

A campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielite realizada pela Prefeitura de Capim teve neste sábado, 18, o dia D de Vacinação.

Por Narcizo Joaquim – 19 de agosto 2018

A iniciativa, tem como objetivo, proteger a população contra as doenças e atingir a meta que foi estipulada pelo Ministério da Saúde. As crianças de um ano até menores de cinco anos de idade, e também pessoas com idades até 49 anos, poderão ser vacinadas nas unidades de saúde do município.

Com o dia D Municipal de Vacinação, a população de Capim contaram com a unidade de saúde João Batista Rocha com o dia de culminância da ação. Uma vez que a programação também seguiu o calendário nacional, e promoveu neste dia 18 o dia D Nacional de Vacinação.

A secretária de saúde Fabiana Gonçalves de Oliveira destacou que o município adotou diversas estratégias para atingir o público-alvo da campanha e chegar na meta estipulada. Enfatiza também que as pessoas precisam atentar para a gravidade dessas doenças e buscar o quanto antes a vacinação e imunidade das crianças.

O sarampo, doença altamente contagiosa, pode ser transmitido pelo contato de secreções. Os sintomas se parecem com uma gripe, mas evoluem para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo. Já a poliomielite ou paralisia infantil causa paralisia repentina, podendo atingir todo o corpo. A contaminação é por contato fecal, objetos, alimentos e água contaminados.

COMPARTILHAR