CAPIM ADQUIRE 2 MIL TESTES RÁPIDOS (SWAB) PARA DETECÇÃO DA COVID-19

Objetivo é reduzir o tempo de espera para testagem e ampliar o número de pessoas testadas para acompanhar a evolução dos casos na cidade
A Secretaria Municipal de Saúde recebeu, nesta sexta-feira (25), 02 mil testes rápidos RT-PCR (swab) para detecção da Covid-19. A compra dos insumos compõe a estratégia de testagem que vem sendo ampliada, sendo mais uma medida para o enfrentamento da pandemia no município.
De acordo com a Secretaria de Saúde, os testes podem fornecer resultados em até 20 minutos após a coleta, sem a necessidade de laboratório. O objetivo é ampliar o número de pessoas testadas para acompanhar a evolução dos casos na cidade, bem como buscar a adesão do paciente ao isolamento domiciliar, com acompanhamento familiar para evitar a disseminação do vírus.
Os testes rápidos são feitos a partir do terceiro dia de sintomas. O RT-PCR é realizado a partir de amostras coletadas no trato respiratório inferior ou superior. A coleta das secreções geralmente é feita por meio do swab (um cotonete longo e estéril), que é aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca).
O RT- PCR (reação da transcriptase reversa, seguida de reação em cadeia da polimerase) é um teste que possui maior exatidão, sendo considerado padrão-ouro, é o. Esses nomes complicados são processos que garantem a capacidade de identificar a presença do vírus.
Além de todas as ações do município, como reforço no teste para identificação do diagnóstico e demais medidas de prevenção, a Secretaria de Saúde reforça que o mais importante e eficiente é a conscientização da população, que deve evitar aglomerações, utilizar máscara e acatar as recomendações dos profissionais de saúde.
COMPARTILHAR