NOTA DE ESCLARECIMENTO COVID-19

Sobre a 20ª avaliação do Governo do Estado da Paraíba que inclui o município de Capim na bandeira vermelha, a prefeitura esclarece que:

Como já demonstrado em diversos espaços, o método das bandeiras utilizado pelo Governo do Estado é baseado em indicadores arbitrários e não observa as especificidades da Cidade. Define protocolos iguais para 223 municípios tão díspares em seu risco epidemiológico, por isso não serve como instrumento de tomada de decisão local.

A prefeitura de Capim seguirá trabalhando arduamente, como tem feito nesses doze meses de pandemia, para garantir que somente as medidas estritamente necessárias sejam adotadas em momento oportuno e, portanto, não fará qualquer alteração na regulamentação municipal vigente. O município informa ainda que novamente enviará ao Governo do Estado da Paraíba os dados que comprovam essas incongruências e de que não há necessidade de mudanças tão radicais na dinâmica da cidade.

Essa nova avaliação do Estado segundo a Vigilância Epidemiológica do município de Capim é baseado no número de óbitos registrados no município, dentre outros critérios adotados. No entanto ressaltamos que o município segue zerado no número de casos ativos.

Além de não trazer proteção, constrange e prejudica os capienses. Nenhuma estrutura governamental tem melhor conhecimento da situação epidemiológica de Capim quanto o município, que monitora continuamente diversos indicadores para tomada de decisão. O cenário atual de estabilidade não justifica mudanças na forma como o município tem enfrentado a pandemia, e cujos resultados são exemplares em todo o país.

Reforçamos a necessidade de tomadas as medidas de prevenção no combate à doença!

A Prefeitura de Capim e a Secretaria de Saúde seguem fazendo o que está ao seu alcance para proteger a população.

COMPARTILHAR