Prefeitura irá inaugurar Academia da Saúde em Capim

?Por Narcizo Joaquim ? 30 de Janeiro de 2019

A prevenção de doenças e a promoção de saúde são os objetivos de um projeto pioneiro na cidade, que será inaugurado pela Prefeitura Municipal de Capim (PMC) ainda neste primeiro trimestre de 2019.

O primeiro polo da Academia da Saúde funcionará na Rua Manoel Cardoso, s/n, no bairro do Centro. O projeto foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS) e está inserido na Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na manhã desta terça-feira (29) o assessor de comunicação, Narcizo Joaquim esteve juntamente com o vereador João Paulo, e os secretários Sebastião Nascimento (Obras) e Fabiana Gonçalves (Saúde), estiveram acompanhando um das partes finais da obra, a instalação da rede elétrica por parte da empresa fornecedora de energia na cidade, a Energisa.

De acordo com a Secretária de Saúde de Capim, Fabiana Gonçalves, diversas atividades serão oferecidas à população na estrutura da academia, todas acompanhadas por profissionais qualificados. “Trabalharemos de forma articulada, incentivando a prática de atividade física, envolvendo a participação de uma equipe multiprofissional”, afirmou.

O estudante João Victor, de 16 anos, mora próximo a nova academia e já fala dos benefícios que a obra trouxe para o bairro, mesmo antes da inauguração. “Já vemos famílias caminhando e se exercitando por aqui e a Academia vai ajudar muito a vizinhança. O lugar ficou muito bem iluminado e estruturado. Confesso que não sou muito de fazer exercícios, mas com uma Academia da Saúde na porta de casa vou tentar mudar isso”, concluiu.

Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Academia da Saúde potencializa a realização de ações variadas de promoção da saúde, como: práticas corporais, atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade, práticas artísticas e culturais, gestão participativa, entre outras preconizadas pelo Programa.

“Essa é uma das melhores iniciativas da Prefeitura, já que vai beneficiar a saúde de todos por aqui. Acompanhei toda a obra e fiquei feliz em ver a Academia pronta e saber que isso é pra gente”, destaca dona Maria de 48 anos, que também mora próximo a Academia da Saúde.

“A promoção de uma alimentação saudável e a prática regular de exercício físico são a receita para que a população tenha uma melhor qualidade de vida”, enfatizou o gerente da Atenção Básica, Diecson Marciel.

O espaço é aberto ao público e podem participar pessoas de todas as idades. Para ter acesso, basta o usuário procurar a academia neste horário.

Proposta – Segundo Jordano Felix, gerente da Vigilância em Saúde de Capim, a academia da saúde vai ampliar a proposta do projeto Capim Vida Saudável, de forma articulada com as Unidades de Saúde da Família (USFs) e com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
“Será um polo ampliado, maior inclusive que o padrão do Ministério da Saúde, que irá contar com espaços de vivência, multiuso e de equipamentos fixos, de alvenaria, como barra horizontal, barra paralela, bancos, prancha abdominal, barra marinheiro, espaldar e a barra horizontal de apoio, além de quadra de areia e gramado para realização de atividades externas”, explicou Felix.

Ainda de acordo com o gerente, um educador físico irá coordenar o espaço e realizará a articulação entre os equipamentos sociais, unidades de saúde e outros grupos de trabalho existentes no território.

“Tudo será realizado de acordo com a necessidade dos usuários. A lógica do processo de trabalho é coletiva, todas as atividades serão realizadas em grupo, sejam elas realizadas ao ar livre ou no espaço de convivência. A proposta é realizar atividade física para ter uma melhor condição de saúde e qualidade de vida e não apenas para emagrecer ou ganhar massa muscular”, destacou.

COMPARTILHAR