VI Conferência de Saúde debate democracia e Saúde para Capim e região.

A Secretaria Municipal de Saúde de Capim realizou nesta quinta-feira 11/4 a sua 6ª conferência municipal em conjunto com os municípios de Itapororoca, Mataraca, Cuité de Mamanguape e Rio Tinto. O evento contou com a presença de profissionais da saúde e usuários do SUS, palestras e oficinas marcaram a conferência que aconteceu no Orion Show na cidade de Rio Tinto.

Nesse ano a conferência teve como tema “Democracia e Saúde” durante e seus eixos temáticos foram debatidos questões sobre: saúde como direito, consolidação dos princípios do SUS, financiamento adequado e suficiente para o SUS. Após composição da mesa que foi bem prestigiada com autoridades e representantes da saúde de todos os municípios envolvidos, os participantes da Conferência acompanharam uma palestra sobre os princípios do SUS, ministrada pela Assessora Técnica do COSEMS-PB a Sra. Katahrina Galiza.
Ao decorrer do evento, grupos que foram divididos em três eixos apresentaram suas propostas para serem votadas e apresentadas na conferência Estadual de Saúde.

Secretária Fabiana Gonçalves destacou o amplo apoio que o Prefeito Tiago Lisboa vem tratando a área da saúde no município e a importância da conferência, “A conferência é um momento muito importante para a comunidade avaliar como se encontram as ações de saúde no município, hoje contamos com um grande esforço do nosso gestor Tiago Lisboa para fazermos uma saúde de qualidade em nossa cidade. Esse dia é de grande importância, para elaborar propostas para serem levadas no âmbito estadual e federal, debater sobre direitos dos usuários e seus trabalhadores do SUS, elencando metas e priorizando pessoas”, ressaltou a Secretária Fabiana. O evento acolhedor que reuniu uma grande quantidade de participantes de toda sociedade civil e gestão pública da região oportunizou o levantamento de discussões das melhorias para a saúde foi finalizada com a eleição de 04 delegados de cada município para etapa Estadual. Foram eleitos para reapresentarem o município de Capim no ambiento Estadual como gestão: Diecson Maciel da Silva-titular e Jordano Felix Marinho-suplente, na representação, usuários foram eleitos Paulo Benício Vicente-titular e Maria José Nascimento de Andrade-suplente.
Juntos irão somar e reforçar a discussão para fortalecimento dos direitos em Saúde.

Publicado em 12 de abril de 2019
Por Wagner Antony-ASSECOM

COMPARTILHAR